Está para chegar o que todo mundo esperava. O Dr. Harald von Rosenberg, engenheiro especialista em sistemas de controle de movimento do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, desenvolveu um aparelho de navegação para ambientes fechados. Sim, é isso mesmo, GPS pra shopping.
A idéia dele, como a maioria das grandes idéias da humanidade, surgiu pra resolver o próprio problema. De acordo com ele, "Não seria de grande auxílio se, nesses momentos, seu smartphone pudesse se transformar em um navegador de espaços internos, apontando o caminho através dos corredores e pisos dos shopping centers?"
O sistema funciona de uma maneira um pouco diferente do GPS que conhecemos. Enquanto o GPS se baseia em triangulação com satélites, o dispositivo desenvolvido pelo Dr. Rosenberg possui sensores para contar os passos do usuário, acelerômetro para registrar movimentos do corpo e sensor de campo magnético, para se orientar de acordo com o campo magnético terrestre. Mas, como um GPS comum, precisa de mapas para situar corretamente o caminhante perdido. Há planos de que o download desses mapas seja disponibilizado logo que o aparelho entre no local. A grande vantagem entre este protótipo e um GPS tradicional é que, por não haver conexão com um satélite, não há perda de sinal, muito comum em ambientes fechados (ou, até mesmo, em situações climáticas desfavoráveis).
E, a melhor parte, de acordo com o criador (amém), "O MST-Smartsense pode ser instalado diretamente em um smartphone ou tablet sem quaisquer elementos adicionais, e fornecer dados para um aplicativo". Só não funciona no Nokia 3310.
Quando estiver funcionando vai ser um espetáculo, o único problema vai ser com aquelas senhoritas que vão ao shopping "só pra comprar uma calça". Prevejo um festival de 'recalculando rota' por aí.
Vi no Inovação Tecnológica e no TechCrunch